Olá, meu caro leitor! No nosso primeiro post falaremos sobre uma das coisas mais importantes para o crescimento e o posicionamento de uma marca: o Branding!
Você já parou pra pensar por que algumas marcas se destacam tanto no mercado que, por assim dizer, acabam virando referência de produto ou serviço? (Gillete x lâmina de barbear). Ou Até mesmo por que algumas são mais lembradas do que outras?
No mundo do marketing digital, fazer da sua empresa, uma empresa diferenciada é essencial, já que existem tantas no mercado digital. É sobre isso que iremos discorrer e clarear o entendimento sobre a importância do branding pra gestão de uma marca.
Vem comigo!
O que é branding?
Bom, para termos uma definição objetiva de branding, podemos dizer que branding é a gestão de uma marca, todo trabalho realizado para tornar a marca mais conhecida, referência no mercado, desejada, na concepção e até mesmo no coração das pessoas. Quem aqui nunca sentiu uma “sede de Coca-Cola?”, ou até mesmo usou termo como “essa foto está photoshopada”. Pois é, temos aí exemplos claros de como funciona a construção do branding de uma empresa.
O que é uma marca?
A gestão da marca não é definida apenas por criação de logotipo ou de nome, mas sim uma junção dessas e de outras muitas características como cores, missão, ideais, mascote, posicionamento, e até mesmo som, sim, isso mesmo, som! Tudo aquilo que administra, elabora, planeja e posiciona a marca no mercado de forma singular. A marca é tudo que te REPRESENTA. E mais do que isso, é algo que foge do seu controle pois é a percepção do público para com a marca, pois a marca é criada na mente das pessoas, como já dizia o publicitário Walter Landor.
Você já pensou por qual motivo existem preferências mundiais no que diz respeito Apple x Microssoft; Coca-cola x Pepsi; McDonalds x Burguer King? Eu não vou nem citar qual marca “ganha” cada disputa porque com certeza você já sabe, meu caro leitor.
Quando o branding de uma empresa é muito bem feito, não é vendido apenas o produto, mas sim a ideologia, e é isso que faz com que as pessoas tenham suas preferências para com as marcas.
Por exemplo: A Apple não vende um celular/computador com acesso à internet e integração com diversas funcionalidades. A Apple vende a ideia de querer mudar o mundo e o modo como as pessoas se comunicam.
A Coca-Cola não vende apenas um refrigerante no sabor cola. A Coca-Cola compartilha a felicidade. E não podemos esquecer que até o Papai Noel que tem sua origem com roupas verdes, tornou-se vermelho pela Coca-Cola e até hoje isso permanece. Com essa visão, as marcas vão atraindo pessoas que se identificam com ela e naquilo que ela acredita, personificando o que chamamos de Branding.
Como fazer branding?
Existem muitas formas de fazer o branding de uma empresa, mas o que você precisa saber é que:
É de fundamental importância saber quem são os defensores da sua marca, as primeiras pessoas que tiveram contato direto com seus produtos e serviços.
Internamente ter conhecimento de valores como: conhecimento; Proteção; Comprometimento; Capacidade.
Externamente ter conhecimento de valores como: autenticidade; relevância; diferenciação; presença; entendimento; consciência.
Por fim, construir uma identidade visual para sua empresa é uma das estratégias de branding mais importantes pra consolidação da marca. É muito importante estudar quais são os objetivos, valores e benefícios, para que assim possa ser criado uma identidade visual que represente integralmente a marca.
Quer saber como aumentar as visualizações da sua marca e ser reconhecido no mercado?
Olá, eu sou o Giu :) tenho mais de 7 anos de experiência na área de Design e Marketing Digital como empreendedor, especialista em mídia social.
Hoje, sou sócio fundador da Griffo Digital, uma agência de Branding e Criatividade Estratégica.